quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Engenharia de Software - Razão e um conceito!


Algumas décadas atrás, quando o computador acabou de nascer e foi coisa completamente nova para as pessoas. Muito poucas pessoas poderiam operá-los e software não foi dado muito ênfase. Esse hardware tempo era a parte mais importante que decidiu o custo de implementação e taxa de sucesso do sistema desenvolvido. Muito poucas pessoas eram conhecidos à programação. Programação de computadores foi muito considerada uma arte dotada de poucos, em vez de habilidade de pensamento lógico. Esta abordagem foi cheio de riscos e ainda na maioria dos casos, o sistema nunca que foi realizado para o desenvolvimento, reuniu-se a sua conclusão. Logo depois, alguma ênfase foi dada para o desenvolvimento de software. Isso começou uma nova era de desenvolvimento de software. Aos poucos, as pessoas começaram a dar mais importância ao desenvolvimento de software.

Pessoas, que escreveu o software, dificilmente alguma uma metodologia de abordagem, ou disciplina que levaria a uma implementação bem sucedida de um sistema livre de bugs e totalmente funcional. Há quase não existia qualquer documentação específica, a abordagem de design do sistema e etc documentos relacionados Estas coisas foram confinados a apenas aqueles que desenvolveram sistemas de hardware. Planos de desenvolvimento de software e projetos foram confinados a apenas conceitos em mente.

Mesmo depois de número de pessoas saltou neste campo, por causa da falta de estratégias de desenvolvimento adequadas, documentações e planos de manutenção, o sistema de software que foi desenvolvido era mais caro do que antes, que levou mais tempo para desenvolver todo o sistema (mesmo às vezes, era quase impossível de predizer a data de conclusão do sistema que estava em desenvolvimento), as linhas de códigos foram aumentadas para um número muito grande aumento da complexidade do projecto / software, como a complexidade do software aumentou também aumentou o número de bugs / problemas no sistema. Na maioria das vezes, o sistema que foi desenvolvido, foi inutilizado pelo cliente por causa de problemas como atraso na entrega (em geral, muito muito muito tarde) e também por causa do número de bugs, que não há planos para lidar com situações em que no sistema era necessário para ser mantido, o que levou à situação chamada "Crise do Software". A maioria dos projetos de software, que eram apenas conceitos no cérebro, mas não tinha metodologias padrão, as práticas a seguir, insuficiência experiente, causando a perda de milhões de dólares.

"Crise do Software" foi uma situação, o que fez as pessoas pensam seriamente sobre os processos de desenvolvimento de software e práticas que podem ser seguidas para garantir o sucesso, a implementação do sistema de custo-benefício, que pode ser entregue no prazo e utilizado pelo cliente. Pessoas foram obrigados a pensar sobre novas idéias de desenvolvimento sistemático de sistemas de software. Esta abordagem deu à luz a parte mais importante do processo de desenvolvimento de software, esta parte constitui o pensamento mais moderno e avançado e até mesmo o básico de qualquer gestão de projetos, que precisava do processo de desenvolvimento de software ser dada uma perspectiva de engenharia pensava. Esta abordagem é chamada de 'Engenharia de Software'.

Definição padrão de "Engenharia de Software" é "a aplicação de sistemática, disciplinada, abordagem, quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção de software ou seja, a aplicação da engenharia de software."

O assunto Engenharia de Software usa uma abordagem sistemática para o desenvolvimento de qualquer projeto de software. Ele mostra como sistematicamente e de forma rentável um projeto de software pode ser tratado e concluído com êxito garantindo maiores taxas de sucesso. Engenharia de Software inclui o planejamento e desenvolvimento de estratégias, definição de tempo de linhas e seguindo orientações a fim de assegurar a conclusão com êxito das fases particulares, seguindo predefinidos de Desenvolvimento de Software ciclos de vida, através de planos de documentação para follow-ups, etc, a fim de completar várias fases processo de desenvolvimento de software e fornecer melhor suporte para o sistema desenvolvido.

Engenharia de Software tem uma abordagem a toda a volta para descobrir as necessidades do cliente e mesmo que pede aos clientes sobre suas opiniões, portanto, prosseguir para o desenvolvimento de um produto desejado. Várias metodologias / práticas como "modelo em cascata ', etc" Modelo Espiral' são desenvolvidos sob Engenharia de Software, que fornece diretrizes a serem seguidas durante o desenvolvimento de software garantir a conclusão do tempo do projeto. Estas abordagens ajudar em dividir o processo de desenvolvimento de software em pequenas tarefas / fases como captação de exigência e análise, fase de projeto do sistema, codificação etc fase que o torna muito fácil de gerenciar o projeto. Estes métodos / abordagens também ajudar a entender os problemas enfrentados (que ocorrem durante o processo de desenvolvimento do sistema e, mesmo após a implantação do sistema no site do cliente) e as estratégias a seguir para cuidar de todos os problemas e fornecer um forte apoio para a sistema desenvolvido (por exemplo: os problemas com uma fase são resolvidas na fase seguinte, e após a implantação do produto, os problemas relacionados com o sistema como consultas, erro que não foi ainda detectado etc, que é chamada de suporte e de manutenção do sistema. Essas estratégias são decididas todas, enquanto seguem as várias metodologias).

Hoje, quase 100% de projetos de desenvolvimento de software utilizam conceitos de Engenharia de Software e siga as orientações padrão, o que garante um caminho seguro para esses projetos. No futuro, também, todos os projetos certamente seguir os conceitos de Engenharia de Software (pode ser com melhores estratégias e metodologias.)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário