domingo, 11 de novembro de 2012

Foi o primeiro computador construído pelos gregos há 2.000 anos?


Por Carol Johnson

Em 1901, os mergulhadores ao largo da costa da Grécia recuperou uma caixa de velocidades cheia de um naufrágio de 2.000 anos de idade, no chão do mar Mediterrâneo. O misterioso dispositivo, do tamanho de uma caixa de sapatos, veio a ser conhecido como o Mecanismo de Antikythera.

Teorias sobre a origem e finalidade do mecanismo vão desde o científico ao surreal. "Algumas pessoas pensaram que veio do espaço", disse Yanis Bitsakis, um físico da Universidade de Atenas. "E uma vez que o mecanismo tem a escrita grega sobre ele, a outra história ridícula é que próprios gregos veio do espaço exterior e trouxe o mecanismo com eles."

Suposições mais lógicas incluída a teoria de que a caixa era um relógio ou um dispositivo usado para navegação. Mas a maioria das interpretações da finalidade da caixa que contava com a evidência muito frágil ou imaginação pura.

Agora, uma equipe internacional de pesquisadores afirmam que eles finalmente descobriram o que a caixa foi construído. No ano passado, os cientistas construíram uma de oito toneladas "microfocus" máquina de raios-X ao redor da caixa e é usado para levar tridimensionais scans do mecanismo. Os exames revelaram inscrições antigas e trens de engrenagens complicadas dentro da caixa, que nenhum pesquisador tinha visto antes, no século desde que o Mecanismo de Anticítera foi encontrado.

Bitsakis tem passado até 15 horas de um dia decifrar o texto inscrito dentro do objeto mistério. "É um dispositivo tudo-em-um astronômico", diz Bitsakis. "Em uma única máquina, o designer tentou colocar todo o conhecimento que ele tinha sobre os fenômenos astronômicos."

Os pesquisadores dizem que as engrenagens 30 ou mais de bronze e 2.000 inscritos em caracteres gregos o mecanismo ajudou antigos cientistas gregos acompanhar os ciclos do sistema solar e calcular os movimentos do sol, a lua e os planetas. De acordo com a Universidade Cardiff astrofísico Michael Edmunds, a caixa tecnicamente qualifica-se como um computador. "Para construir um destes não é trivial", diz ele. "Isso mostra como tecnicamente avançados, os gregos."...

Nenhum comentário:

Postar um comentário